Troubleshooting/pt-br

From Minetest


Essa página lista problemas técnicos comuns como paradas e mensagens de erro (entre aspas) e possíveis solução ou explicações. Para questões gerais, recorrer a FAQ - Perguntas Mais Frequentes.

Para informações de como reportar bugs, leia Reportando bugs.

Gráficos e sons

A tela está muito escura

Se você sentir que a tela está muito escura, você pode ajustar a gama de exibição para um valor mais confortável. Por padrão, ele é definido como 1,8 das opções possíveis entre 3,0 e 1,0, com números mais baixos sendo mais brilhante.

Para mudar a gama de exibição, abra seu arquivo minetest.conf e adicione a linha

 display_gamma = 1.0

Se 1.0 foi muito brilhante, tente substituir o dígito 0 por um número abaixo de 8 para ajustar melhor o brilho.

Se a tela ainda parecer muito escura, atualmente não existe outra solução fácil além de alterar as configurações de exibição. Se nada mais funciona e você ainda deseja aumentar o brilho, você terá que editar um arquivo de texto. Isso só funciona com os shaders habilitados. Abra (diretório do Minetest)/client/shaders/nodes_shader/opengl_vertex.glsl com um editor de texto puro, vá para a linha 80 e substitua essa linha:

vec4 base = texture2D(baseTexture, uv).rgba;

com:

vec4 base = texture2D(baseTexture, uv).rgba;
float factor = 1.2;
color.r *= factor;
color.g *= factor;
color.b *= factor;

Você pode tentar outros valores em vez de 1,2, quanto maior mais brilhante.

Tudo no jogo está em uma cor estranha (particularmente vermelho), parece como um arcos-íris, pode ver parcialmente através das coisas

Desative os shaders. Shaders não são suportados pela sua placa gráfica.

Não há nenhum som no Windows

Você precisa fazer o download do OpenAL para reproduzir o som no Windows (o arquivo necessário é [1], você precisa executar o programa depois de terminar o download. Os usuários do Firefox e do Chrome talvez precisem salvar arquivos ou continuar baixando, os usuários do Internet Explorer precisarão pressionar executar, os utilizadores do Internet Explorer terão apenas que pressionar a tecla run (executar). Outros navegadores podem ser iguais ou diferentes.

Mensagens de erro sem parada

“Unsupported texture format”

Não se preocupe, isso é completamente normal. Minetest ainda vai funcionar.

“Generating dummy image for […].png”

Isso significa que há um mod ou pacote de textura com defeito pois não fornece uma imagem para um objeto. Minetest ainda funcionará normalmente, mas o objeto especificado usará uma imagem de substituição (a "dummy image"); Será uma cor aleatória. Isso normalmente deve ser relatado ao autor do mod ou pacote de textura.

"ERROR: No world name given or no game selected" na criação do mundo

Você precisa selecionar um tipo de game na listagem em caixa na caixa de dialogo de criação do mundo.
Por favor, antes de clicar em "Novo" (para criar um novo mundo), selecione o ícone na parte inferior ! (você precisa escolher um)
- Logo do Minetest ( Mundos de Minetest )
- Coordenadas cartesianas ( Minimal Development Test - Mundos )
Podem haver outros icones disponíveis dependendo se você instalou mais subgames.

Paradas (Crashes)

Todos os títulos de sub-seção entre aspas duplas aqui significam que Minetest caiu com uma mensagem de erro como essa.

Qualquer sistema operacional

“Minetest can not load […]/init.lua”

Isso geralmente acontece quando uma pasta mod é nomeado incorretamente. Por exemplo, mods baixados do GitHub normalmente têm "-master" adicionado ao nome da pasta, ou seja, "NomeDoMod-master". Basta excluir "-master" do nome da pasta e tentar novamente. Além disso, os criadores de mods podem às vezes adicionar números de versão ao nome, como "NomeDoMod-v2.0". Novamente, tente remover o termo extra "-v2.0" do nome da pasta e tentar novamente. Se você não tiver certeza do nome correto do mod, verifique a página do fórum do mod e veja o que está entre os [ ] no título do tópico (lembrando que, no caso do fórum do minetest, o tópico pode estar em inglês e o nome do mod não deve jamais ser traduzido) Se nenhuma dessas etapas funcionar, pode haver um problema com o próprio mod. Informe o erro ao proprietário desenvolvedor do mod na página do fórum correspondente ao mod em questão ou, se disponível, na página GitHub do mod em questão copiando e colando a seção (ou trecho) do arquivo debug.txt que começa com "===== ERROR FROM LUA =====", se houver.

“Assertion '0' failed”

Isso geralmente é um erro de algum mod. Informe para o proprietario desenvolvedor do mod em questão. Para descobrir o nome do mod, procure qualquer texto de erro diretamente acima que dá um caminho para o arquivo init.lua de um mod    ERROR: An unhandled exception occurred: LuaError: error: mods/minetest/<NomeDoMod>/init.lua:69: [...]

“ServerEnvironment::loadMeta(): EnvArgsEnd not found”

Isso significa que o arquivo env_meta.txt na pasta do seu mundo foi corrompido. Como ele não contém nenhuma informação importante, você pode simplesmente excluir o arquivo e deixar o Minetest recriá-lo.

Windows

“MSCP2010.dll is not found” (ou similar)

Isso ocorre porque o Microsoft C++ Redistribute Package 2010 não está instalado. Baixar

Minetest nem sequer inicia

Se ele parar de funcionar antes da janela principal se abrir, e não houver quaisquer mensagens de erro no arquivo debug.txt, tente reiniciar o computador. (às vezes ele falha com um erro 0x00005 , causado pelas atualizações do Windows.) Você pode tentar procurar em debug.txt uma mensagem de erro ou procurar um artigo semelhante nos fóruns.

“what()=Access Violation”

Isso é causado pelo driver Direct3D. Para corrigir, vá para o arquivo minetest.conf e localize:

Video_driver = direct3d9

Altere para:

Video_driver = opengl