Server/pt-br

From Minetest


Servidores de Minetest permitem jogadores jogarem online com outras pessoas. Eles podem funcionar a partir de um servidor dedicado, um servidor virtual privado (VPS - Virtual Private Server) ou um computador caseiro. Isso não é uma lista de servidores, favor ver a Lista de Servidores de Minetest ou a seção de servidores no fórum do Minetest.

Gerenciando um servidor

Montar do servidor

  • Configurar um servidor de tal forma para que outros possam se conectar a ele através da Internet leva algum tempo, e um pouco de conhecimento técnico.
  • Netbooks e Notebooks geralmente não são máquinas boas para servidor devido ao fato de que eles normalmente têm hardware inferior (simplista).
  • Não tente hospedar um servidor minimamente considerável (com poucas pessoas) em uma rede sem fio, use uma rede com fio.

Para mais informações veja a página configurando um servidor, ou uma discussão no fórum para uma explicação da configuração em seu servidor.

Configuração do Servidor

Para uma explicação detalhada do arquivo de configuração do servidor, veja a página minetest.conf

Você também pode considerar usar um backend do banco de dados diferente para seu mundo.

Comandos de servidor

Veja a página Comandos de servidor para uma lista de comandos úteis.

Veja também Itemstrings para itemstrings usadas nos comandos /give e /giveme.

Sistema de privilégios

Veja a página privilégios para informações detalhadas do sistema de privilégios.

Jogando em um servidor

Encontrando um servidor

A fim de jogar em um servidor você precisa saber sobre tudo o endereço e um número da porta de um servidor em primeiro lugar. Há muitas maneiras de encontrar esses endereços.

Lista pública de servidores

Listas pública de servidores são basicamente listas de endereços de servidores. Você pode obter uma lista de servidores disponíveis por vários caminhos.

Dentro do jogo

O caminho mais fácil de obter uma lista de servidores é dentro do jogo. Você encontra no menu principal na aba “Cliente”.

Na Web

Essa página na Web possui uma lista de servidores.

Fóruns

No fórum do Minetest forums, existe um subfórum chamado “Servers” (em inglês). A finalidade deste subfórum é anunciar servidores e seus endereços. Também discussão desses servidores.

Amigos

Você pode conhecer um amigo que hospeda um servidor de Minetest, pergunte a ele o endereço e o número da porta.

Conectando em um servidor

Se você obter endereço e número da porta de um servidor, você precisará apenas inseri-los nos seus respectivos campos da aba “Servidor” do menu principal e clicar em “Conectar”, ou apertar Enter. Caso você usar a lista de servidores dentro do jogo, Minetest preencherá esses campos automaticamente para você.

Você também precisa escolher um nome de jogador (ou nickname). Nomes de jogadores precisam ser único para aquele servidor (ou seja, não devem ter dois jogadores com o mesmo nome em um servidor). Os caracteres permitidos são a-z, A-Z, 0-9, hífen (“-”) e o sublinhado (“_”). O nome não deve ser “singleplayer”. Os nomes de jogadores são também maiúsculas e minúsculas, portanto “Exemplo” não é o mesmo que “exemplo”.

Alguns servidores podem requerer:

  • uma senha padrão para todos os novos usuários, pergunte ao dono do servidor ou equipe gestora,
  • ou uma senha não-nula, para prevenir o roubo de contas.

Importante: Se você conectar-se a um servidor pela primeira vez e tiver colocado uma senha, o servidor vai criar automatica e silenciosamente uma conta para você, se você conseguiu se conectar com sucesso. Não haverá mensagens adicionais que confirmem esta criação de conta. Se você se conectar novamente a este mesmo servidor com esse mesmo nome de usuário, digite a mesma senha que digitou pela primeira vez.

Atenção: Não há mecanismo automático para recuperar uma senha perdida. Se você perdeu sua senha, você poderia tentar entrar em contato com um dos operadores de servidor, mas não há garantia de que eles irão ajudá-lo.

Em um servidor

A jogabilidade em um servidor multijogador (multiplayer) é basicamente a mesma que em um jogo de jogador único (singleplayer). Aplicam-se as mesmas regras. Veja a página Começando para conceitos relacionados à jogabilidade.

No entanto, em servidores multijogadores, alguns conceitos pouco importantes em um jogo de jogador único são importantes no modo multijogador:

  • Privilégios: aprenda o que você pode e não pode fazer em um servidor
  • Bate-papo (chat): aprenda como comunicar-se com outros jogadores
  • Comandos de servidor: aprender a usar os comandos do servidor. Os comandos do servidor não são apenas úteis para os operadores de servidores, mas também para os jogadores; Por exemplo, você pode pulverizar(deletar) um item, teleportar-se, descobrir seus privilégios e mais