Mods/pt-br

From Minetest


Mods

Exemplo de um mod (aqui: Mesecons).

Mods (abreviatura de modificações ou módulos) são modificações criadas pelo usuário para o jogo de tal forma que altera a jogabilidade. Alguns mods maiores podem adicionar muito conteúdo ao jogo, enquanto outros mods menores podem adicionar mais opções de configuração/personalização, ou otimizar a velocidade, jogabilidade ou gráficos do Minetest. Os mods ou plugins do servidor dão, principalmente aos administradores do servidor, mais opções e facilidade de uso, e todos os mods para modo single-player (jogador único) também podem ser usados no modo multiplayer.

Embora os mods do Minetest sejam geralmente seguros de instalar, deve-se ter cuidado com mods para evitar falhas, instabilidade do sistema, exclusão de dados de jogo/dados salvos ou potenciais infecções de malware a partir de um link ruim ou do próprio mod. Uma boa maneira de proteger seu jogo de tais problemas é fazer backup de sua pasta Minetest caso optar por usar mods. Existem muitos mods ou plugins disponíveis para complementar o jogo Minetest original ou dar aos administradores de servidores mais opções e controle sobre seus próprios servidores.

Modpacks

Um pacote de mods ou modpack (abreviatura: “PM”-português, “MP”-inglês) é uma coleção de mods para agrupá-los. Basicamente, um modpack é apenas o diretório especial que contém os diretórios de mods reais. É puramente um agrupamento lógico que é feito principalmente por conveniência ao agrupar mods estritamente relacionados entre si. A principal diferença é que eles serão exibidos de forma diferente no gerenciador de mods no Minetest. Além disso, não há nada de especial sobre modpacks ou mods dentro de um modpack. Mods individuais em um modpack ainda podem ser ativados e desativados como se fossem mods autônomos.

Instalação

Veja Instalando Mods.

Buscando mods

Mods podem ser atualmente encontrados em muitos lugares:

Criando mods

Mods são criados em Lua, uma linguagem de programação relativamente simples. Eles podem ser criados por qualquer pessoa que seja capaz de codificar em Lua e compreenda a API Lua de Minetest. A documentação oficial da API Lua pode ser lua_api.txt.

Outros recursos de aprendizagem importantes:

Lista de mods em servidores

Se você estiver em um servidor, você pode emitir o comando do servidor /mods para consultar o servidor para informar a lista de seus mods instalados.

Os mods mais populares usados em servidores públicos listados em servers.minetest.net até 31 de Outubro de 2016